Antes de começar falando sobre o restaurante de hoje, quero pedir desculpas por ter ficado um pouco ausente, não respondendo aos comentários e e-mails na semana passada. Acontece que fiz cirurgia de correção de vista nos dois olhos e precisei descansar. A boa notícia é que a cirurgia correu bem e estou enxergando! Uma emoção e tanto para quem usou óculos desde os sete anos de idade - até então, usava lentes de contato. Para suprir o desfalque da minha desatenção de semana passada, nesta semana publicarei posts até no sábado e domingo!
Quando conhecemos o Vila Terceira, nosso objetivo era um almoço no restauranteSanta Figueira, no Ribeirão da Ilha, porém demos de cara com portas fechadas. Não deixamos a peteca cair e adiamos para março a nossa visita.
Fique atento, pois a fachada não é muito chamativa e nem precisa ser, pois o chamariz é mesmo a bela vista para o mar e o cardápio que o espera.
Fazia um lindo dia de sol e pretendíamos almoçar na área externa, uma sacada gostosa que dá a sensação de como se estivéssemos dentro do mar. Porém, esse parecia ser o objetivo de todos. Sentamo-nos em uma mesa da área interna e mencionamos que migraríamos quando vagasse uma mesa.
Pedimos cervejas e recebemos um couvert delicioso com fatias de pão com gostinho de caseiro, caponata de berinjela e sardela, duas coisas que amo. Tive que me cuidar para não comer tudo, pois estava tão bom.
Ficamos por ali jogando conversa fora, mas notei a atenção do atendente conosco. Em alguns lugares, os funcionários se "esquecem" da solicitação do cliente de mudar de local, mas, no Santa Figueira, não. Nem percebemos que havia vagado uma mesa aconchegante sob a figueira e fomos encaminhados até ela.
Nos interessamos por vários pratos, mas focamos nos pratos de polvo, já que não são encontrados em tantos restaurantes assim. Polvo Thay ou Polvo Laqueado (ambos R$110), eis a questão? Dessa vez, optamos pelo Thay e, na próxima, já sabemos qual será o pedido.
O prato é diferente, nunca tínhamos visto polvo servido assim. Ele é inteiro empanado, com toque de curry. Sua apresentação é bem bacana. O chef Beto espetou palitos de madeira em formato de cavalos marinho para que a cabeça do molusco ficasse erguida, decorou com limões sciliano e muita salsinha. Afinal, comemos também pelos olhos.
O polvo acompanha arroz ao leite de côco, brócolis e alho, mas como estavam acabando alguns ingredientes, Beto acrescentou ervilhas e cenouras em nosso arroz. A carne estava muito macia mesmo, uma experiência agradável dentro da boca.
Ponto altíssimo para os molhos que recebemos. Como todo gordo adora molho, vocês devem conseguir imaginar como fiquei, né? Extasiada. Geleia de pimenta, um molho oriental feito com missô e uma compota de abacaxi com cravo, excelente. Hum...
E foi assim, que encerramos esse belo almoço.
Não dá para reclamar.
Ambiente: ♥♥♥♥♥
Atendimento: ♥♥♥♥♥
Preço: $$$$$
Sabor: ♥♥♥♥♥
Endereço: Avenida Baldicero Filomeno, 6300 - Ribeirão da Ilha. Florianópolis/SC.
Telefone: (48) 3337-0598
Horário de funcionamento: De segunda a quinta das 17h às 24h. Sexta a domingo das 12h às 24h.
Aceita cartão: Sim
Estacionamento: Não